Parece que Sticky Toffee Pudding, ou Sticky Date Pudding, é muito apreciado no Reino Unido e no outro dia recebi uma sugestão para fazer este bolo.
Passo número 1: comprar tâmaras. Ontem, quando saí do trabalho, fui em expedição para a baixa e parei na Manteigaria Silva - na altura apinhada de estrangeiros a provar vinhos, acompanhados por um jovem guia português. Comprei a qualidade mais barata porque se trata de uma experiência. As tâmaras estavam a 3,80€ o quilo enquanto as tâmaras naturais de Israel estavam a 14€! Depois segui para o El Corte para comprar açúcar mascavado - é caro mas dá um sabor muito diferente aos bolos, a lembrar alcaçuz - Whitworths Dark Brown Soft Cane Sugar.
Segui esta receita com algumas alterações.
Comecei por cozinhar 180gr de tâmaras com 300ml de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mas não me lembrei da importância de seguir os tempos indicados na receita. Em vez de 4 minutos deixei ficar 10 e saiu dali um produto preto esverdeado que, just in case, descartei.
O que se pretende é isto:
E não isto (!):
Passei a varinha mágica só para obter uma mistura mais suave. Numa taça misturei 160gr de açúcar mascavado (talvez experimente mascavado claro para a próxima), 50gr de margarina e dois ovos. Seguiram-se as tâmaras com o seu líquido, uma colher de sopa de cachaça e 180gr de farinha com fermento. Adicionei também um bocadinho de canela, cravinho e noz moscada.
Foi ao forno aquecido a 180º durante 45 minutos e, enquanto arrefeceu numa grelha, fiz o molho. 90gr de açúcar, 25gr margarina num tachinho em lume brando - adicionando depois 200ml de natas.
Um bolo muito forte, diferente e interessante e que só se consegue comer (pelo menos eu e pelo menos o meu) em pequenas quantidades.