São bolinhos, não são bolachas, porque a falta de paciência não me permitiu obter a consistência certa...
Vi algumas receitas na internet, sempre com medidas americanas (que irritação!) que me obrigam a fazer contas, ou demasiado simples, ou demasiado complexas. Portanto, inventei e as invenções nem sempre saem como o previsto. Estragou o tema do dia, "bolachas", portanto alterei para "bolaria".
Ingredientes:
Cozi três batatas doces pequenas, e depois de arrefecerem ligeiramente tirei-lhes a pele. Esmaguei-as com um garfo. Depois adicionei um ovo e bati tudo tentando obter uma pasta homogénea.
Adicionei 4 colheres de sopa de açúcar - usei branco mas seria melhor mascavado fino, que não tinha em casa. O melhor é ir provando para ver se está doce o suficiente porque depende um pouco da batata. Seguiram-se 10 colheres de sopa de farinha (comecei com 6 e depois fui aumentando à medida que achei ser necessário) e um pouco de fermento em pó que me lembrei a meio do processo, daí não aparecer na foto!
30 gr de margarina, noz moscada e canela a gosto... e PEPITAS DE CHOCOLATE - imprescindível :) Se não houver pepitas, não é grave - corta-se um pouco de chocolate preto.
Usando um pouco de farinha, formei pequenas bolinhas e foi ao forno a 190º.
Depois de 20 minutos (ir espreitando e tirar antes de o fundo queimar), cá estão eles!
Para além de vir gabar os teus bolinhos de batata doce que já marchavam para a minha barriga, vim também deixar uma sugestão doce a propósito das fotos da Escócia: sticky toffee pudding! Comi quase todos os dias! :)
ResponderEliminarÉ um doce mais 'invernio' mas também sabe bem nesta altura.´
Beijinhos
Rita 'Macaquinha'
A Maria anda a servir de desculpa para te encheres de doçaria? :P Muito gostam os britânicos de tâmaras - já estou a ler receitas, tenho de experimentar!
ResponderEliminarhttp://www.videojug.com/film/how-to-make-sticky-toffee-pudding