quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bolo de velulo vermelho e baunilha para o João

Manias que surgem depois de ver o Cake Boss... Fiquei com vontade de fazer um bolo de veludo vermelho. Procurei receitas e acabei por me decidir pela receita de bolo de chocolate que faço habitualmente, acrescentando apenas corante vermelho.

Dividi a massa por três formas iguais. Quando saíram do forno, os bolos estavam tão baixinhos (talvez o corante tire a fofura do bolo... Talvez seja por isso que recomendam desfazer o fermento em vinagre, coisa que não cumpri!) que achei melhor fazer outro bolo, desta vez de baunilha. A massa foi vertida numa só forma e, depois de arrefecer, cortei o bolo em duas metades. Tudo para reduzir o trabalho de ter de lavar mais uma forma.

O creme é de mascarpone - bastou comprar o queijo e adicionar uma gema e açúcar em pó. Creme e morangos cortados em cada camada et voilá!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Biscoitos de mel e limão

Para pôr fim a uma curto período de infelicidade causado por uma digestão mal feita que me levou a ficar cara a cara com a grande Porcelana Branca e consequente cuidado com os alimentos ingeridos, decidi fazer uns biscoitos de mel e limão para imitar os que costumo comprar na Sabores e Delícias das Colinas do Cruzeiro.

Uma busca rápida no google levou-me à base da receita, que alterei (como quase sempre altero as receitas).

320gr farinha
160gr margarina
1 ovo
mel, a olho
fermento, a olho
20gr açúcar mascavado escuro
80gr açúcar amarelo
casca raspada e sumo de meio limão

Misturei tudo garantindo que a margarina, trabalhada a temperatura ambiente, ficasse bem integrada na mistura. Com a ajuda de uma colher de sopa, pus a massa no tabuleiro forrado a papel vegetal - deu para 18 biscoitos. Espalmei a massa (que não fica estendível, mas sim muito pegajosa) com a ajuda de um garfo enfarinhado para ficar com uma forma mais arredondada. Pus no forno a 200º e tirei assim que vi o fundo ficar dourado.

São muito bons mas nem vale a pena pôr aqui uma foto porque não primam pela beleza - alas não se pode ter tudo!