segunda-feira, 2 de maio de 2011

Biscoitos de manteiga de amendoim

Comprei a manteiga de amendoim no mesmo dia que comprei as tâmaras, na expectativa de experimentar fazer biscoitos de manteiga de amendoim, que me invadem o palato do imaginário dia sim dia sim.

Vi várias receitas e acabei por experimentar uma da Nigella só porque tinha menos quantidades de cada ingrediente, o que permitia ter poucos biscoitos (ou seja, se corresse mal não me custaria tanto deitar fora).

Claro que introduzi duas pequenas alterações - dei um toque de extracto de baunilha e... pepitas de chocolate!

Não é uma receita extraordinária por isso, para a próxima, experimento a do site da Vaqueiro, que não fiz desta vez porque me pareceu ter demasiada margarina... Já é a segunda vez que a Nigella me induz em erro - primeiro com a tarte de ruibarbo e agora com os biscoitos. Começo a pensar que não tem muito jeito para a cozinha e que o seu sucesso se deve somente aos sons orgásticos que emite cada vez que come qualquer coisa, particularmente doces.

Mas avante...

75gr de açúcar amarelo (queria pôr mascavado mas só tinha granulado, que não ia resultar; e mascavado escuro que é demasiado forte)
50gr de manteiga de amendoim
50gr margarina
1 ovo
100gr farinha, e mais um pouco para moldar
1 colher de chá de extracto de baunilha
pepitas de chocolate


Bati todos os ingredientes menos a farinha e as pepitas com a ajuda da batedeira eléctrica. Depois juntei os ingredientes que sobraram, misturando tudo, e pus no frigorífico durante uma hora.

Moldei pequenas bolinhas que depois marquei com um garfo.

E quase me esqueci dos bolinhos enquanto preparava o tempero para um pato. Deveria ter ficado dois minutos a menos (portanto, só 10!) a temperatura 190º.

São bons, não são extraordinários. Quem conhecer uma receita imbatível que se acuse!

Sem comentários:

Enviar um comentário