sábado, 17 de abril de 2010

Tarte de Ruibarbo e Morango

Ontem, numa expedição ao El Corte Ingles em busca de massa de arroz (que não encontrei!!!) deparei-me com uma planta muito cultivada em Inglaterra. O ruibarbo, longo e rosa, fez-me lembrar uma receita que vi a Nigella Lawson fazer no outro dia no programa que passa na Sic Mulher. A Nigella, para mim, é uma espécie de versão actualizada e sexy das famosas Clarissa Dickson Wright e Jennifer Paterson do programa "Two Fat Ladies" - aquelas unhas vermelhas cravadas na carne nunca me sairão cabeça. Assim como a receita estranhíssima que disseram ter aprendido em Portugal de pastéis de bacalhau, que ficou enterrado em salsa e vinho do porto (!). A Nigella faz-me lembrar as senhoras gordas porque não quer saber da saúde para nada - ela cozinha o que bem lhe apetece, só se interessa pelo sabor, e se isso significar que precisa de um quilo inteiro de margarina para o lombo ficar tenro e delicioso, then so be it!

Ora, lá fui eu googlar a receita da Nigella. Mas os comentários que li não eram muito simpáticos - parece que a massa ficava muito ensopada - e, de qualquer modo, como eu não tinha moscatel resolvi procurar outra receita. Ah ha, mas lembrei-me que a Cindy Crawford foi à Oprah e mostrou como fazer uma tarte de ruibarbo e morango. A mistura agradou-me, por isso alterei a missão de busca e degustação.

Resolvi usar uma das receitas de massa areada do meu estimado Pantagruel para não falhar (tendo, ainda sim, alterado um pouco a mesma adicionando água para a massa ficar estendível por oposição a somente espalmável, e segui a receita da Cindy para o recheio, ignorando a manteiga e o leite.

O resultado final foi muito bom, tive mais três bocas adultas e uma jovem para testar.


Massa 3944 do Pantagruel - Massa areada à portuguesa com margarina
- 1/2 kg farinha
- 125 gr açúcar
- 125 gr margarina
- 1 ovo ligeiramente batido
- 1/8 de colher de café de sal (que é como quem diz: pitada)

- E adicionei umas 4 colheres de sopa de água gelada


Recheio da Cindy, que fanou de uma revista qualquer, vide http://www.oprah.com/food/Cindy-Crawfords-Strawberry-Rhubarb-Pie
1 1/4 cups plus 2 teaspoons sugar (250 gr açúcar)
1/3 cup all-purpose flour (50 gr farinha)
1/4 teaspoon nutmeg (pitada de noz moscada)
1/4 teaspoon cinnamon (pitada de canela)
3 cups halved strawberries (na realidade pus menos que ruibarbo, era o que tinha!)
2 cups thinly sliced rhubarb (comprei uma embalagem de 750gr, cortei as zonas mais perto das folhas porque são tóxicas e tirei alguma pele rosa)
2 tablespoons butter , cut up (não usei)
2 teaspoons milk (não usei)

Convém fazer o recheio e deixá-lo repousar meia horinha porque sai imenso líquido dos morangos e das hastes de ruibarbo. Talvez funcione melhor usar farinha maizena em vez da de trigo normal para engrossar mais... Will try!

Mesmo com esta meia hora de espera e depois dos 40 minutos no forno a 180 graus + quase 1 hora de arrefecimento, a tarte tinha demasiado líquido, por isso inclinei a forma um bocadinho e despejei o excesso no lava-loiças.

Comi logo duas fatias... Já me sinto mais britânica e tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário