domingo, 6 de novembro de 2011

O que almoçamos?

Hora de fazer o almoço. A única proteína pronta a cozinhar que tinha: escalopes de novilho. Sem vontade de comer uma coisa simplesmente simples, como escalopes grelhados com salada, pus-me a pensar no que fazer. Falei com o meu mano para ver se se fazia luz, e fez-se. Ele sugere prego gourmet. Não tenho pão, mas... Gourmet?, penso eu. Tenho visto hambúrgueres gourmet e levam todos cebola e fois gras... Fez-se luz.

Abri o congelador e a primeira coisa que vi foi couve-de-bruxelas. Certo, não é coisa de que goste muito, mas estava no supermercado e achei que devia variar um bocadinho. Cozi com sal alguns minutos e retirei, passando por água fria e depois cortando em metades.

Para o caso de a couve-de-bruxelas sair muito mal, decidi fazer batata - porque raramente se erra com batata. Cortei uma batata grande ao comprido e cozi com sal. Escorri, reguei levemente com azeite e fui à minha horta buscar tomilho. Grelhei.

Numa frigideira, salteei cebola roxa em azeite aromatizado com alho. Depois de translúcida, reguei com vinho do porto branco e deixei apurar. Adicionei um pouco de vinagre balsâmico, uma noz de manteiga e juntei finalmente as couves-de-bruxelas para caramelizar. A cebola adocicada ficou estaladiça aqui e ali, as couves-de-bruxelas perderam a amargura... Nice...

Grelhei os escalopes durante breves minutos e servi. Sempre é mais interessante do que bife grelhado com salada.