domingo, 15 de agosto de 2010

Pastéis Mimosos... Diferentes

Já há muitos, muitos anos que tenho um livro com receitas deliciosas. Muitos doces conventuais. Muitas coisas que fazem mal!

Nesse livrinho "Coisas de Açúcar" do Manuel Luís Goucha – da altura em que ainda não era muito dado aos mexericos nem existia conceito de metrosexualidade – há uma receita muito simples e deliciosa… Pastéis Mimosos.

São docinhos que fazemos com mais frequência que os restantes que conhecemos, por serem tão fáceis de fazer. Desta vez acrescentei um ingrediente mágico. Ou melhor: dois!

200 gr. açúcar
50 gr. farinha
25 gr. margarina derretida
¼ Litro de leite
1 Ovo

Ingrediente mágico #1: essência de baunilha
Ingrediente mágico # 2: 4 quadrados de chocolate 74% cacau do Lidl (porque é bom e barato)

Fiz a massa normal + baunilha e distribui por 6 forminhas de uma forma de silicone (previamente untada) de 12 unidades. Depois acrescentei o chocolate derretido com um niquinho de manteiga (niquinho é o termo culinário técnico! :) ) ao resto da massa, varinha mágica para ficar bem misturado, e enchi as outras 6 forminhas.

Mas atenção que a massa de chocolate coze mais depressa do que a sem, por isso não é boa ideia misturar dois "sabores" numa só forma de silicone. Para a próxima já sei!

Ah, é verdade: é mesmo suposto ficar meio mal cozido… Após uns 20 minutos a 200 graus já devem estar bons. Se deixarem muito mais tempo arriscam-se a queimar a base.

Experimentem e digam qualquer coisa.
**