Já há muitos, muitos anos que tenho um livro com receitas deliciosas. Muitos doces conventuais. Muitas coisas que fazem mal!
Nesse livrinho "Coisas de Açúcar" do Manuel Luís Goucha – da altura em que ainda não era muito dado aos mexericos nem existia conceito de metrosexualidade – há uma receita muito simples e deliciosa… Pastéis Mimosos.
São docinhos que fazemos com mais frequência que os restantes que conhecemos, por serem tão fáceis de fazer. Desta vez acrescentei um ingrediente mágico. Ou melhor: dois!
200 gr. açúcar
50 gr. farinha
25 gr. margarina derretida
¼ Litro de leite
1 Ovo
Ingrediente mágico #1: essência de baunilha
Ingrediente mágico # 2: 4 quadrados de chocolate 74% cacau do Lidl (porque é bom e barato)
Fiz a massa normal + baunilha e distribui por 6 forminhas de uma forma de silicone (previamente untada) de 12 unidades. Depois acrescentei o chocolate derretido com um niquinho de manteiga (niquinho é o termo culinário técnico! :) ) ao resto da massa, varinha mágica para ficar bem misturado, e enchi as outras 6 forminhas.
Mas atenção que a massa de chocolate coze mais depressa do que a sem, por isso não é boa ideia misturar dois "sabores" numa só forma de silicone. Para a próxima já sei!
Ah, é verdade: é mesmo suposto ficar meio mal cozido… Após uns 20 minutos a 200 graus já devem estar bons. Se deixarem muito mais tempo arriscam-se a queimar a base.
Experimentem e digam qualquer coisa.
**